Fotos: Nathália Schneider(Diário)
Neste sábado (1), ocorreu na Praça Dr. Astrogildo de Azevedo o Dia do Cooperativismo, conhecido por impulsionar práticas e valores pelo bem de todos. A proposta era arrecadar alimentos não perecíveis e peças de roupas para a Campanha do Agasalho 2023. Além disto, o público pode aproveitar o dia ensolarado com diversas atividades gratuitas, como pintura no rosto, distribuição de pipoca e algodão-doce, show de mágica, palhaço, atividades físicas, espaço saúde, chimarródromo, e show do Kelvin e Klaus.
Ao receber o convite pelas redes sociais, Edagmar Santaiana, 55 anos, cuidadora de idosa e seu filho Frederico Santaiana, 15 anos, foram até a praça e levaram donativos para a Campanha do Agasalho.
– Trouxemos um blusão e duas calças. Gostamos de vir quando tem algo diferente na cidade. Sair de casa também, em um sábado assim, bem animado – conta Frederico.
Quem também contribuiu com a Campanha foi Tairis Canfild Veiga, 33 anos. A professora levou as roupas infantis para crianças até três anos. Ela lembra que é importante as roupas estejam bem conservadas e limpas, para assim, ajudar a aquecer os pitocos que precisam.
Dia de cooperar
A data que simboliza a união por um objetivo maior foi escolhida para arrecadar doações em um momento de lazer. Este era a pretensão quando o evento foi projetado pela Unicred Ponto Capital, junto à Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Unimed SM. Flávio Jobim, presidente da Ponto Capital, relembra:
– Sempre no primeiro sábado de julho se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. Uma data para despertar as pessoas para a atitude de cooperar e lembrar da importância que tem a ação conjunta das pessoas diante da sociedade. A ideia é que façamos todos os anos promoções como esta, junto a outras instituições, para que a comunidade entenda que a felicidade e conforto das pessoas depende de todos nós.
Entre o público estava o Prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), que acompanhou as atividades:
– O dia do cooperativismo é isto, um dia de amor, carinho e solidariedade. Totalmente democrático, porque não se cobra nenhum centavo de ninguém. Todas as pessoas podem comer uma pipoca e algodão doce. Santa Maria é totalmente solidária, que recebe as pessoas com amor e carinho e é isto que viemos fazer aqui hoje.